Skip to content

“Propinização”

outubro 20, 2010

Sobre as privatizações dos anos 90 nos países emergentes e sobre o papel do FMI na ajuda a esses países, eu acho que não precisa dizer muito mais do que o próprio Joseph Stiglitz, ex-Economista Chefe do Banco Mundial e prêmio Nobel de Economia em 2001, denunciou à revista The Big Issue:

Há uma Estratégia de Auxílio para cada nação pobre, projetada, assim diz o Banco Mundial, após uma cuidadosa investigação no país. Mas, segundo Stiglitz, a investigação do pessoal do Banco consistia em uma inspeção detalhada dos hotéis 5-estrelas de uma nação. Ela concluía com uma uma reunião entre os representantes do Banco e um ministro da economia suplicante a quem era entregue um acordo de reestruturação pré-rascunhado para sua assinatura ‘voluntária’.

A economia de cada nação era individualmente analisada e depois, disse Stiglitz, o Banco entregava a cada ministro exatamente o mesmo programa.

O primeiro passo era a privatização – que Stiglitz disse ser melhor descrita como propinização [briberization]. Ao invés de objetar à liquidação das indústrias estatais, os líderes nacionais, usando as exigências do Banco Mundial para silenciar os críticos locais, alegremente açoitaram suas companhias de eletricidade e de água. ‘Você podia ver seus olhos se arregalando’ com a perspectiva de comissões de 10% pagas em bancos suiços para simplesmente raspar uns poucos bilhões dos preços de venda de seus bens nacionais

Alguma semelhança com o Brasil dos anos 90? E isso é só o primeiro passo do plano do FMI. A descrição do processo na matéria continua como um retrato perfeito da nossa História recente. Confiram no resto de The Globalizer Who Came In From the Cold

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: