Skip to content

Transparência: lucrando com o inevitável

novembro 22, 2010

Tem gente com quem não funcionam argumentos bonitinhos usando palavras como cidadania, transparência, participação ou democracia. Tem gente que leu Hobbes na maternidade, já saiu roubando lanche do coleguinha no maternal e hoje não tem Kant nem papo de “um mundo melhor” que dê jeito. Por isso sempre sinto um alívio quanto encontro um artigo como o do Clive Thompson na Wired para nos fornecer argumentos na única linguagem que esse povo entende: lucro. A tese do texto é mais ou menos a seguinte: sua privacidade já era e, em um cargo como o de CEO ou algum mandato político, suas ações já vão ser dissecadas de todo jeito na internet, então, amigo, entre no modo está-no-inferno-abraça-o-capeta e asuma o controle do jogo escancarando-se online.

Mas aqui está o paradoxo interessante: a economia da reputação cria um incentivo para ser mais aberto, não menos. Dado que o comentário na internet é inescapável, a única maneira de influenciá-lo é sendo parte dele. Ser transparente, abrir-se, postar material interessante com frequência é a única maneira de conquistar links positivos para si e assim influenciar sua reputação googleável. Publicar mais evasão ou material exagerado de RP não vai funcionar, porque as pessoas ou vão ignorá-lo e não vão criar links para isso ou, pior, criticar essa jogada e sacralizar  estas críticas no alto dos seus resultados no Google.

Seria lindo que os políticos entendessem isso e continuassem ou amplificassem durante o mandato o uso das redes sociais ao invés de só lhe darem uma pseudo-atenção durante as eleições. O autor sonha com o dia em que o “primeiro candidato do MySpace ganhar a confiança do eleitorado postando sobre toda reunião a portas fechadas, lobistas inoportunos e sessões de estratégia de campanha”. Alguém manda o link da matéria para a @dilmabr?

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: